Diário da Manhã - Política e Justiça - Dia 24/11/2009
Tucano ainda mantém liderança com 31,8%, mas vê aproximação de Dilma
O cenário está favorável à candidata do PT à Presidência da República, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Pesquisa elaborada pela Confederação Nacional de Transporte com o Instituto Sensus aponta queda na diferença entre Dilma e o possível candidato do PSDB, governador José Serra (SP). Na primeira lista apresentada pela CNT/Sensus aos entrevistados, o tucano aparece na frente de Dilma para primeiro turno, com 31,8% de intenções de voto, seguido pela ministra, com 21,7%. Em terceiro lugar, aparece o deputado federal Ciro Gomes (PSB-SP), com 17,5%. A senadora Marina Silva (PV-AC) tem 5,9% e vem em quarto lugar.
Serra perdeu cerca de 15 pontos percentuais em intenções de voto em primeiro turno, quando se compara esta lista com cenários elaborados em dezembro passado. Naquela época, Serra tinha 46,5% de intenções de voto, enquanto Dilma tinha 10,4% e a ex-senadora e hoje vereadora em Maceió (AL) Heloisa Helena (PSol) - que na época era potencial candidata - tinha 12,5%.
Num segundo cenário elaborado pela CNT/Sensus, Ciro venceria o primeiro turno numa disputa sem Serra. Ciro teria 25% das intenções de voto, contra 21,3% de Dilma, e 14,7% do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, que neste caso seria o presidenciável tucano. Marina aparece em quarto lugar, com 7,3%.
Em terceira lista, sem Ciro, Serra aparece com 40,5% de intenções de voto, percentual praticamente idêntico aos 40,1% da pesquisa feita em setembro deste ano. Já Dilma subiria de 19,9% em setembro para 23,5% agora. Marina, que tinha 9,5% em setembro, recuou para 8,1%.
Num quarto cenário, com Aécio no lugar de Serra e sem Ciro na disputa, Dilma Rousseff fica na frente em primeiro turno, com 27,9%, ante 25,6% registrados em setembro. Aécio, por sua vez, subiria de 19,5% para 20,7%, e Marina cairia de 11,2% para 10,4%.
A pesquisa CNT/Sensus revela leve queda no índice de rejeição de todos os candidatos. A exceção foi Ciro Gomes, que viu sua rejeição baixar em quase 15 pontos percentuais.
Chapa
A população brasileira aprova chapa puro-sangue do PSDB nas eleições presidenciais de 2010, segundo a CNT/Sensus. A pesquisa mostra que uma chapa integrada pelos governadores José Serra e Aécio Neves, para presidente e vice, derrotaria candidatos governistas em todos os cenários apontados pela sondagem. A pesquisa mostra que, com Serra na cabeça de chapa e Aécio na vice, o PSDB venceria as eleições com 35,8% dos votos, seguido pela chapa Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB), que receberia 23,9% dos votos.