Tribuna do Planalto - Lenha na Fogueira - De 29 de novembro a 6 de dezembro de 2009
Josiane Mendes
Pré-candidata ao governo do Estado, a senadora Kátia Abreu (DEM) viu na última semana seu nome envolvido em acusações de suposta apropriação de terras de camponeses do município de Campos Lindos, interior do Estado. O caso foi mostrado pela revista Carta Capital e repercutiu em veículos de imprensa nacional e regional, acirrando os ânimos na Assembleia Legislativa, onde Kátia nutre muitos adversários. Seus dois parlamentares, Osires Damaso e Toinho Andrade, não conseguiram conter o turbilhão por lá.
Diante do caso, os deputados de situação aproveitaram para pedir a cabeça da senadora da presidência da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) até que as denúncias sejam apuradas. Uma moção de repúdio deve ser votada neste início de semana pelos parlamentares. O requerimento foi apresentado pelo deputado Stalin Bucar (PR).
Não é a primeira vez que o nome de um senador do Estado é envolvido em um escândalo nacional. Já tivemos o senador João Ribeiro (PR), que foi ligado a trabalho escravo em suas fazendas, e o senador afastado Leomar Quintanilha (PMDB), quando presidente do Conselho de Ética, devido aos processos que responde na Justiça.
A situação de Kátia, no entanto, só favorece o seu aliado político: o ex-governador Siqueira Campos (PSDB). Siqueira terá mais um argumento para pedir que Kátia adie sua intenção de se lançar candidata ao governo, deixando o posto para ele.