moldura geral foto historica 03

Diário da Manhã - Política e Justiça - Dia 03/12/2009


Pesquisa soma números de ótimo, bom e regular. Na disputa ao governo, Iris tem 38,5% contra 35,2% de Marconi

Pesquisa Exata/Jornal da Semana realizada entre 18 e 23 de novembro revela que, a um ano do fim, a administração do governador Alcides Rodrigues (PP) é bem avaliada por 70,5% dos eleitores do Estado, desde que somados os índices ótimo, bom e regular. Neste levantamento, 4,6% entendem que Alcides faz "ótimo" governo. Maior parcela o considera "bom" (33,2%) e regular (32,7%). As avaliações "ruim" e "péssima" atingiram 9,7% e 12,3%, respectivamente. Não souberam responder 7,5% dos eleitores.

O presidente Lula também apresentou bom desempenho na pesquisa. Alcançou 27,8%, 41,8% e 21,4% nos índices ótimo, bom e regular. A soma dos três garante 91% de aprovação ao presidente. A avaliação negativa do presidente é pequena. O somatório dos percentuais de ruim (3,6%) e péssimo (3,9%) atinge 7,5%. Foram ouvidos 4.002 eleitores em 55 municípios goianos.

O Exata também consultou os entrevistados quanto à preferência de voto deles para as eleições para governador e para o Senado em 2010. O cenário da corrida para o Palácio das Esmeraldas confirma tendência de polarização entre o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), e o senador Marconi Perillo (PSDB), já exposta por levantamentos anteriores feitos por diferentes institutos.

De acordo com a pesquisa, Iris alcança hoje 38,5% das intenções de voto. O senador aparece com 35,2%. O terceiro colocado é o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (PMDB), com 6,7%, que não decidiu se deixará o cargo que ocupa para investir na carreira política. O índice de eleitores que não souberam responder é o terceiro maior (5,3%), seguido por aqueles que disseram que anulariam o voto (3,9%).

Os deputados federais Ronaldo Caiado (DEM) e Sandro Mabel (PR), principais opções para o consórcio de partidos aliados ao governador, alcançaram índices praticamente idênticos: 2,9% e 2,8%, respectivamente. O também deputado federal Rubens Otoni (PT), que tenta aglutinar em torno de si as legendas da base de sustentação de Lula, aparece com 1,7%. O secretário da Fazenda, Jorcelino Braga (PP), atinge 1,6% e o secretário de Segurança Pública, deputado estadual licenciado Ernesto Roller (PP), 1,4%.

Pouco mais de um terço dos eleitores consultados (33,8%) disseram não rejeitar nenhum dos pré-candidatos apresentados na cartela elaborada pelo instituto. Entre os postulantes, Marconi é o mais rejeitado (16,9%). Se negam a votar em Iris 14%. Os deputados Caiado e Mabel enfrentam a resistência de 9,5% e 7,5%, respectivamente. Rejeitam Meirelles 4,9%; todos os candidatos 4,6%; Ernesto Roller 3,4%; Rubens Otoni 3% e Jorcelino Braga 2,4%.

Na corrida para o Senado, o líder é o senador Demóstenes Torres (DEM). Ele é citado por 29,8% dos entrevistados. Alcides é lembrado por 20,8%.

endereco 00