moldura geral foto historica 03

charset=Ascii

Sinjufego

Diário da Manhã - Cidades - Dia 18/12/2009

 

 

Uma granada posta na garagem do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) tumultuou o serviço da instituição ontem. Por volta das 9 horas, um telefonema anônimo informou que havia uma bomba no prédio. A Polícia Militar foi acionada imediatamente. O prédio, onde trabalham 11 desembargadores, foi evacuado. A primeira varredura da polícia nada encontrou.

Por volta das 9h20, novo telefonema anônimo indicou que a bomba explodiria às 10 horas, mas o horário transcorreu sem a anunciada explosão. Os funcionários foram autorizados a retornarem. Os policiais do Comando de Operações Especiais (COE) realizaram mais uma varredura completa. Por volta das 11 horas, a bomba foi encontrada. O artefato estava no estacionamento próximo ao gerador de energia do prédio.

O major André Henrique Avelar de Sousa, do COE, informou que a granada tinha capacidade destrutiva para um raio de cinco a oito metros. "O local foi todo isolado para proceder à detonação  com a segurança garantida. Já foi tudo vistoriado. Não há risco."

Os carros estacionados mais  próximos da granada foram retirados. A bomba foi detonada às 12h56. O barulho muito forte e cheiro intenso da pólvora assustou as pessoas que passavam pelo local. Nenhum dano foi causado ao prédio e as atividades do Tribunal não foram suspensas.

O diretor geral do TRT, Marcelo Matos, disse que a ação pode ter sido praticada por pessoa inconformada com alguma decisão da Justiça do Trabalho. "Nos últimos dez anos, tivemos três ou quatro falsas comunicações de bomba. Sempre causa transtornos."

Matos diz que um novo projeto de segurança será implementado em 2010. "O projeto já vinha sendo estruturado. Teremos um monitoramento mais eficaz. Controlar tudo em um prédio público com fluxo muito grande de pessoas não é fácil. Mas será possível inibir esse tipo de ação."

Marcelo Matos considerou que o simples fato de a granada ser levada ao Tribunal já representou risco aos funcionários e público. "Como ela foi encontrada, não explodiria, porque teria que ser acionada. Mas o Tribunal não é lugar para se levar um artefato desses."

Além de prejudicar os trabalhos do TRT, o terrorista alterou a rotina da PM. Foram mobilizadas duas viaturas do COE e seis carros de patrulha, que levaram os policias encarregados do apoio à ação do comando especializado.

Hoje Notícias - Cidades - Dia 18/12/2009

 

Granada encontrada no TRT Uma granada militar foi localizada e detonada no estacionamento da 11ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no Setor Oeste, na manhã de ontem. Segundo o comandante da Companhia de Operações Especiais (COE), capitão Welson Mendes Pereira, uma denúncia anônima afirmou que havia uma bomba no prédio. O local sugerido pela ligação foi o fosso dos elevadores.

Uma equipe do COE fez a varredura preliminar e não localizou a bomba. Posteriormente, o esquadrão antibombas localizou a granada, de uso militar, em um lugar ermo, onde se joga lixo. O local foi isolado para detonar o equipamento. "A granada não pode ser removida. Não sabemos se ela está ou não operando".

A granada encontrada é de uso defensivo, que emite estilhaços e usada para o fim de destruição. "Os policiais estão focados inicialmente na neutralização da granada", explica o comandante. Segundo a polícia, os funcionários do TRT continuaram as atividades cotidianas. "A granada está em local isolado e não oferece muito risco". (Cejane Pupulin)

 

endereco 00