O Popular - Política - Dia 19/01/2010
Deputado ficou conhecido ao ser flagrado, em vídeo, guardando nas meias dinheiro de propina
Agência Estado e Folhapress
Prudente: afastamento da presidência foi pedido pelo MPFBrasília - O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) determinou ontem que o deputado distrital Leonardo Prudente (sem partido) se afaste imediatamente da presidência da Câmara Legislativa do DF. A decisão liminar do juiz Álvaro Ciarlini acatou pedido do Ministério Público Federal (MPF) e foi tomada em ação proposta pelo secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF), Cícero Batista Araújo Rola.
Em dezembro, o deputado Leonardo Prudente havia pedido afastamento por 60 dias das suas atribuições de presidente, mas voltou ao cargo menos de um mês depois, sem comunicar a mesa diretora da Câmara Legislativa. Foi então que a CUT moveu ação contra ele no TJ-DF.
Prudente é o deputado flagrado, em vídeo anexado ao inquérito da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, guardando nas suas meias dinheiro de um suposto esquema de propina. Além dele, nove deputados distritais (sendo dois suplentes atualmente fora do cargo) são citados no inquérito como beneficiários do esquema que teria o governador José Roberto Arruda (sem partido) como chefe. O juiz estipulou multa de R$ 100 mil reais por dia caso Prudente não cumpra a decisão.
"É indispensável que o Poder Judiciário se posicione, neste momento, com firmeza e assertividade sobre esses fatos que, se verdadeiros, podem ser considerados uma verdadeira tragédia imposta pela virtual (e ainda não cabalmente comprovada) irresponsabilidade, egoísmo e absoluta ausência de civismo das partes virtualmente implicadas nesses tristes episódios", afirma o juiz Álvaro Ciarlini no despacho.
"A contribuição a ser dada agora pela Justiça do Distrito Federal e dos Territórios será, decerto, viabilizar que os procedimentos atualmente em curso na Câmara Legislativa local sejam objeto de esclarecimento, de forma idônea e, portanto, moralmente adequada", completa o magistrado. Procurado, o deputado distrital Leonardo Prudente disse, por meio de sua assessoria de imprensa que "decisão judicial não se discute, nem se comenta, se cumpre".
Sucessor
Prestes a assumir a presidência da Câmara Legislativa com o afastamento de Prudente, o deputado Cabo Patrício (PT) desafiou ontem a base governista a cassar seu mandato. Segundo Cabo Patrício, os governistas terão de decidir se cassam seu mandato ou o do governador José Roberto Arruda (sem partido), acusado de envolvimento no suposto esquema de pagamento de propina. "Vou cumprir o regimento claramente e vou assumir a presidência. Doa a quem doer. Eles (governistas) vão ter de decidir se me cassam ou cassam o governador", disse.
O petista é alvo de uma ação de quebra de decoro parlamentar na qual é acusado de ter beneficiado uma empresa da cidade, que tem como funcionário o filho de Prudente, assinando um projeto sobre recolhimento de lixo. Os governistas, que são maioria, ameaçam apresentar um requerimento pedindo a saída do petista argumentando que ele também não reúne as condições necessárias para ocupar a presidência da Casa. (Agência Estado e Folhapress)