Carmelita é o primeiro romance da servidora do TRT-GO, jornalista e ex-professora universitária, Lara Cristina. Tem como personagem central uma professora universitária que enfrenta dúvidas e alimenta desejos comuns a boa parte dos brasileiros. Trabalho, amor e utopias de liberdade são alguns dos sentimentos e situações vividas pela narradora. E qualquer semelhança com a vida da autora não é mera coincidência. "A principio tive dificuldade em revelar que é uma história autobiográfica, pois não achava que minha vida interessaria aos leitores, pois não sou uma pessoa famosa. Mas depois vi que não tinha como esconder", declara a autora.
Lara revela que todos os personagens são inspirados em pessoas que ela conheceu. Mas tomei algumas licenças poéticas. Eles não são literalmente iguais às pessoas em que são inspiradas, explica. Para relatar os fatos com fidelidade, a autora viajou a todos os locais descritos na história, que se passa em Goiás e na Bahia. O projeto consumiu quase dois anos de trabalho. Dos quais, dois anos fiquei exclusivamente dedicada a escrever, conta.
A escritora trabalhou por mais de dez anos como jornalista, sendo seu trabalho mais conhecido aquele realizado no Jornal O Popular. Com mestrado em Linguística pela UFG, Lara Cristina trabalhou também como professora e pesquisadora junto às principais faculdades de Jornalismo de Goiânia. Foi aprovada no concurso realizado em 2008 pelo Tribunal Regional do Trabalho de Goiás e atualmente trabalha no Núcleo de Comunicação da Corte Trabalhista.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sinjufego com informações do JusBrasil