moldura geral foto historica 03

charset=Ascii

Sinjufego

 

Inicio do Movimento

As primeiras reuniões de mulheres no municipio de Serra Talhada, aconteceram no distrito Caiçarinha da Penha Serra Talhada -PE, incentivadas e iniciadas por Vanete Almeida e apoiadas por Raimundo Aquino no ano 1982.

As mulheres não falavam e ainda traziam nos seus nomes a dominação dos homens (marido, pais...) Assim se chamavam Leonor de Zé Madeiro, Inez de Liro, Julia de Zé Marques, Alzira de João Tico, Dora de Antonio Novo, Adalgisa de Espedito Torres, Maria de Osmá, Zuza de Antonio Maceno, Luzinete de Zé Alejado, Nenzinha de Alcido e Ana de Zé Nequinho.

Também colaborou com o inicio dessa organização: Hauridete Lima e Zefinha Santos. O programa de rádio A Voz do Trabalhador Rural foi fundamental para animar e divulgar essa proposta de participação das mulheres rurais.

Raimundo Aquino relembra os motivos que o levaram a apoiar o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais, escutou muitos dirigentes sindicais dizerem: '' seu marido é sócio, mas voce não, então não tem direitos".

Raimundo pensava: " Se eu descobri meus Direitos, as mulheres também vão descobri os direitos delas''. E assim Raimundo apoiava o movimento de Mulheres na base, no STR- Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Serra Talhada e na FETAPE - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco.

O Movimento de Mulheres cresceu, e com a ajuda de Meure e Loura no municipio de Serra talhada, começamos a fundar grupos de mulheres nas comunidades rurais: Santana, Conceição, Fuchica, Martiliano, Carnauba, Pilãozinho ,Jurema, Varzinha, Bernardo Vieira, Altinho, Limoeiro, Amarrador, Baxio da Carnauba, Malhada Grande, Açude Velho, Chocalho.

As mulheres tinham muitas dificuldades de falar mas, já tinham a certeza que precisava de muita coragem. '' Eu era inteligente, fazia até poesia mas, quando estava sozinha. Mas, com as outras mulheres quando estávamos juntas eu esquecia de tudo, não conseguia falar" Carminha de Serra Talhada.

Nesse tempo não tinhamos nada pronto, faziamos trabalhos de formiguinhas, atravéz de: recados, cartas, reuniões nas comunidades, programas de rádio, reuniões nas delegacias sindicais.

Nossos objetivos: Articular movimentos existentes.

 

Nossos cuidados eram: linguagem simples, despertar a consciência, respeitar as diferenças, está sempre recomeçando, ter muita persistência e observar as lideranças.

Também tivemos apoio de Padre Afonso de Carvalho Pároco de Serra Talhada, Maria Jucá de Triunfo, Maria Auxiliadora Cabral - São José do Belmonte, Liana Bahia e Minerva do PECOR - Serra Talhada e os cooperantes Alemãos: Ilze e Jorge.

Nos anos 90 foram eleitas as primeiras diretoras do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Serra Talhada, na suplencia da diretoria: Sebastiana Ferreira dos Santos Lima (Nenzinha ) Maria do Carmo Silva de Bernardo Vieira e Maria do socorro do Açude Velho.

Ainda em torno dos anos 90 se construiu a comissão municipal de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Serra Talhada foram: Nenzinha, Paizinha, Dona Socorro, Deuzalina, Socorro (falecida), Maria Leite, Delidia, Elena, Carminha, Bastiana, Dona Lourdes , Zeza, Rozinha (falecida) Maria do Carmo, Maria Vieira e Rita.

Essas mulheres eram das seguintes comunidades: Fuchica, Caiçarinha da Penha, Pilãzinho, Açude Velho, Varzinha, Altinho e Amarrador, Baxio da Carnauba, Malhada Grande e Bernardo Vieira, Poço Redondo. Essas mesmas se reuniam mensalmente.

Hoje temos em torno de 15 grupos de mulheres na base, Mulheres, na comissão muncipal, de polo e estadual, dirigentes do sindicato, conselhos municipais de saúde, assistencia social, conselho de mulheres, criança e adolescente, desenvolvimento rural, conselho de pessoa portadora de deficiencia, no Partido dos Trabalhadores PT, presidentes de associações rurais, dirigente da FETAPE, conselho estadual de segurança alimentar, conselho estadual de jovens, comissão nacional de jovens rurais da CONTAG. Fonte: Sítio serratalhada.net

endereco 00