moldura geral foto historica 03

charset=Ascii

Sinjufego

deu na folha de s.paulo

 

Liminar paralisa inquérito que investigava remessa de recursos para as Ilhas Cayman

Para envolvidos na Operação Satiagraha, medida pode resultar no cancelamento de processos e de inquéritos, que já estavam na fase final

A decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que suspendeu todas as medidas judiciais da Operação Satiagraha beneficiou pelo menos 62 cotistas do Opportunity Fund, sediado nas Ilhas Cayman, suspeitos de cometer crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e sonegação fiscal.

O inquérito da Polícia Federal sobre o fundo já estava em fase final, com dezenas de investidores já interrogados e indiciados pelos supostos delitos. A expectativa da PF era que esse inquérito resultasse na terceira ação penal da Satiagraha.

A conclusão das apurações não será possível nas próximas semanas diante da decisão liminar (provisória) do ministro Arnaldo Esteves Lima, do STJ, que, no último dia 18, congelou todas a medidas contra o banqueiro Daniel Dantas tomadas pelo juiz federal Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal de São Paulo.

Além de paralisar o inquérito, a decisão, se confirmada pelos demais ministros do tribunal, poderá anular toda a investigação, que começou em 2004.

endereco 00